O que está buscando?

É CAMPEÃO! ALUNOS DO SESI JUNDIAÍ VENCEM TORNEIO NACIONAL DE ROBÓTICA E VÃO PARA A COPA DO MUNDO DA MODALIDADE,  NOS EUA

Equipe chegou ao topo do Champion’s Award, categoria principal do campeonato nacional

 Por: Karina Costa
18/03/201903:58- atualizado às 03:58 em 18/03/2019

A equipe Jedi's, da Escola SESI Luiz Latorre, de Jundiaí (SP), conquistou o 1º lugar-geral, dentre as 84 participantes de todo o Brasil no Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League, que aconteceu durante os dias 15 e 17 de março, no Rio de Janeiro. Com o resultado, garantiram vaga para o World Festival, considerado a Copa do Mundo da Robótica, em Houston (EUA), entre os dias 17 e 20 de abril.

“O que levou os Jedi’s ao topo foi a dedicação. Eles trabalharam e treinaram muito, tiveram foco na competição”, destacou o técnico da equipe, Clayton Rafael Ribeiro. Além de vencerem a etapa nacional da First Lego League, a equipe representante do SESI Jundiaí chega ao World Festival com a pressão de ter sido vice mundial no mesmo torneio, na edição do ano passado (2018).

“Vamos arrumar todos os detalhes que faltaram para vencermos. E ver se conseguimos representar bem o Brasil e trazer a taça de lá também”, comentou Clayton. Além disso, para os alunos que ainda não participam desse projeto, o técnico do time de Jundiaí deixou um recado: “É uma experiência que vale muito a pena, o SESI faz um trabalho fantástico com todas as crianças! A evolução deles dentro de um torneio e viagem desse tipo é imensa. Eu, com certeza, colocaria meu tempo e minha dedicação nisso”, finalizou, emocionado.

Projeto campeão

O tema da temporada 2018/2019 do torneio, Em Órbita, desafiou os estudantes a pesquisar sobre questões relacionadas a viver e viajar no espaço. Com isso, eles tiveram de identificar e propor uma solução inovadora para um problema físico ou social enfrentado durante as viagens de exploração espacial. Na arena, os robôs feitos pelos próprios alunos com peças de LEGO ainda tiveram de cumprir missões como se locomover em áreas com crateras, ajudar um astronauta a voltar em segurança para a base espacial e mover satélites para a órbita.

A equipe Jedi’s identificou que os astronautas sofrem com a perda de 24% da densidade óssea e 25% da massa muscular durante uma viagem de 1 ano ao espaço. Para tanto, criaram a Calça Pulsativa Inteligente, com eletrodos que emitem estímulos na região das pernas garantindo a saúde dos astronautas e evitando a perda da massa muscular e da densidade óssea.

Histórico em competições

Os Jedi’s participaram de cinco edições do Torneio SESI de Robótica, conquistando boas posições em três delas: 2º lugar geral nas etapas de 2018 e 2016, além da 3ª colocação em 2014.

Em disputas internacionais, foram campeões no Aberto do Reino Unido, em 2017, e chegaram ao segundo lugar do pódio no World Festival (Houston, EUA), em 2018.

O Festival SESI de Robótica 2019

Mais de 1.200 jovens, de 9 a 18 anos, divididos em 117 equipes, participaram de três competições neste fim de semana (15 a 17), no Rio de Janeiro: os torneios SESI de Robótica FIRST LEGO League, FIRST Tech Challenge e F1 nas Escolas.

Na ocasião, os alunos da rede escolar SESI-SP dominaram os três lugares do pódio do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League. Ao arrebatarem o campeonato, o vice e a terceira colocação da principal categoria do festival, nomeada Champion’s Award, a equipe vencedora “Jedi’s”, de Jundiaí, além de “Los Atômicos”, de Araras, e “Red Rabbit”, de Americana (2º e 3º lugares) garantiram vagas para o World Festival, considerado a Copa do Mundo da Robótica. Os times vão competir em Houston (EUA) entre os dias 17 e 20 de abril.

A FIRST LEGO League, torneio que os alunos do SESI-SP sagraram-se campeões, foi criado em 1998 pela FIRST, uma organização não governamental, em parceria com o Grupo LEGO. O SESI é a instituição responsável pela organização do torneio (etapas regionais e nacional) no Brasil desde 2013. Trata-se de um programa internacional de exploração científica, que promove o ensino de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática no ambiente escolar e que contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida.

 

Leia mais:

Pódio triplo: Alunos do SESI Jundiaí, Araras e Americana conquistam Torneio Nacional de Robótica e vão para a Copa do Mundo da modalidade, nos EUA

 

 

Leia também