O que está buscando?

Jundiaí sediou etapa Regional do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League Challenge

Com alunos de 09 a 15 anos de todo o Estado e do Paraná, o Torneio selecionou 5 equipes para a etapa Nacional, que acontece em março em Brasília

 Por: Mayara Crivelari | Assessoria de Imprensa Regional SESI-SP
14/12/202311:33- atualizado às 12:38 em 24/04/2024

Na última sexta-feira (08), o SESI Jundiaí Luiz Latorre, unidade da Vila Hortolândia recebeu cerca de 250 alunos, divididos em 34 equipes, da rede pública e particular de todo o Estado de São Paulo e do Paraná para o Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League Challenge (FLL), regional IV.

A temporada 2023 da FLL trouxe o tema MASTERPIECE, que instiga os jovens a pensarem em produtos e serviços dentro do universo das artes. Na arena, os alunos foram desafiados em grupos, com seus robôs montados em peças de LEGO, a cumprirem uma série de missões na mesa e somar o máximo de pontos em rounds de 2 minutos e meio.

Aplicando os conceitos de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), dentro da temática da temporada, MASTERPIECE, as equipes idealizaram e criaram um projeto de inovação, resolvendo um problema real da comunidade em que estão inseridos. O projeto passou por uma rigorosa avaliação com a equipe de Analistas Técnicos e juízes convidados do SESI-SP e do Diretório Nacional.

Foram classificadas 5 equipes para a etapa Nacional do Torneio, que acontecerá em março do próximo ano, em Brasília:

  • Alta Voltagem (Colégio Domus Sapiens, Jundiaí)
  • RoboEcus (Colégio Céus, Osasco)
  • Thunderstruck (São Caetano do Sul)
  • Quark 41 Team (Clube 14 Bis, São José dos Campos)
  • Eureka (Colégio Objetivo de Indaiatuba)

Além de concorrerem à vaga para a etapa Nacional, as equipes concorrem a outros prêmios, como os extraoficiais, Desempenho do Robô, conquistado pelas equipes Thunderstruck e Alta Voltagem e Prêmio Parceria com a equipe Koelle Pandas, de Rio Claro.

Já na premiação oficial, Prêmio Técnico/Mentor Destaque, o grande vencedor foi Giovanni Razzante, da equipe Thunderstruck, que também se consagrou campeã em Desafio do Robô. Elétron, equipe do Colégio Domus Sapiens de Jundiaí, levou a categoria Design do Robô, e em Projeto de Inovação, a equipe Eureka. O último prêmio oficial da competição, Core Values foi conquistado pela Quark 41 Team.