O que está buscando?

Vivências Aquáticas auxiliam na formação social e esportiva de alunos da rede de ensino SESI através da Pedagogia do Exemplo

Durante os encontros, os alunos realizam a prática de Polo Aquático, que contribui para a ampliação de competências que se relacionam com o esporte e auxiliam na socialização e formação dos estudantes

 Por: Yasmim Dorti e Mayara Crivelari | Comunicação SESI Regional
28/05/202409:39- atualizado às 14:35 em 03/07/2024

Utilizando o esporte como instrumento de transformação pessoal e social, capaz de promover e estimular um estilo de vida ativo com ações de informação, incentivo e oportunidades, a Pedagogia do Exemplo, projeto idealizado pelo SESI Esporte, insere seus atletas de alto rendimento no contexto escolar dos alunos de Educação Básica da rede, atuando como um dos pilares na formação dos estudantes do SESI-SP.

Com ações regulares, o CAT SESI Jundiaí recebe suas unidades escolares para tardes de vivências aquáticas com os atletas de Polo Aquático, de categorias competitivas, Sub 18 a Adulto. Em grupos, os alunos da Rede SESI Jundiaí experienciam novas descobertas, que contribuem para a ampliação de habilidades e competências que se relacionam ao esporte, por meio de atividades na piscina e um trabalho de observação dos atletas de rendimento.

A Pedagogia do Exemplo visa o desenvolvimento integral dos estudantes e favorece a ampliação dos conhecimentos, por meio da autonomia, do protagonismo infantil e da aprendizagem colaborativa. A partir deste princípio, a Instituição cria uma espécie de código de ética a ser seguido pelos atletas com intuito de transformar suas atitudes, comportamentos e histórias de superação, em exemplos a serem expostos para a sociedade em geral, especialmente aos jovens e crianças.

 

“As histórias da trajetória destes esportistas ganham ainda mais vida neste contato direto com as crianças, que passam a iniciar desenhos de novos horizontes nas possíveis escolhas profissionais futuras. Garantir este acesso é de fundamental importância na construção de agentes ativos na sociedade”, explica a coordenadora pedagógica da Escola SESI Jundiaí Vila Hortolândia, Alaina Alves, que acompanha as atividades com os alunos no CAT SESI Jundiaí.

Para a coordenadora de Qualidade de Vida do SESI Jundiaí, Carin Alessandra Marroffino Floresti, é muito importante que outras crianças e jovens conheçam a trajetória dos atletas e se espelhem neles para vencer seus medos e desafios. “Através das vivências aquáticas, os alunos aprendem a se locomover e se integrar ao meio lúdico, o que é muito importante para que se desenvolvam nesse ambiente e aumentem a sua confiança, ajudando a serem mais seguros. Além de agregar benefícios para melhor desenvolvimento físico e melhor desempenho dos sistemas cardíaco e respiratório”, relata.

O head coach de Polo Aquático do SESI-SP, Rudá Franco, explica sobre a importância da formação não só esportiva, mas também pessoal dos atletas. “Como educador, tenho a consciência de que, antes de serem bons atletas, eles devem ser boas pessoas. Minha responsabilidade na formação humana é tão grande quanto a de formar times campeões. Não adianta o atleta ser muito bom e não ser um exemplo de conduta. Falamos diariamente sobre a responsabilidade dos atletas serem referência para todos”, explica o treinador do time adulto do SESI Jundiaí.

Rudá também explica como a teoria é aplicada na modalidade de Vivências Aquáticas. “Nós conversamos e explicamos a modalidade para as crianças, os atletas profissionais caem na água para mostrar alguns gestos técnicos e principalmente a coletividade do esporte. No fim da aula, fazemos o grito que todos nossos times profissionais do SESI fazem, para criar a identificação das crianças com a Instituição”, comenta.

Ao vivenciarem a modalidade, além das regras que são específicas desta prática esportiva, os alunos são estimulados a conhecerem novas formas de agir e estar no mundo, conhecendo os atletas locais que estão dedicados a este esporte, pontua Alaina, sobre a vivência pedagógica e esportiva, realizada em parceria com o CAT SESI Jundiaí.

O Polo Aquático, por ser um esporte desafiador e coletivo, ajuda as crianças a pensarem como um indivíduo dentro da sociedade, respeitando as diferenças e unindo forças com o mesmo objetivo, contextua o head coach da modalidade na Instituição.

A Coordenadora de Qualidade de Vida ressalta a importância do esporte na formação social e na preparação para o futuro. “Por ser uma atividade em grupo, socializam com outras crianças, criam vínculos de amizades, aprendem a ter empatia e respeito uns pelos outros”. Para Carin, por meio de ações da Pedagogia do Exemplo, os alunos podem se espelhar nos atletas e assim irem desenhando suas metas e objetivos, compreendendo que com disciplina e dedicação poderão chegar aonde quiserem e se tornarem aquilo que almejam.

 

Leia também