O que está buscando?

SESI-SP discutirá os cuidados para o retorno ao trabalho presencial e os desafios do trabalho remoto no Pós-COVID-19

O evento online e gratuito acontece nos dias 23 e 30 de julho e 6 de agosto, sempre quintas-feiras das 10h às 11h20. Inscrições pela plataforma Sympla.

 Por: Núcleo de Comunicação
15/07/202016:16- atualizado às 10:06 em 17/07/2020

O “novo normal”, como está sendo chamado o estilo de vida que será adotado após a quarentena do Coronavírus, vem preocupando diferentes segmentos da sociedade. As empresas terão que realizar uma série de adaptações e prestar mais atenção à saúde de seus funcionários. Já os colaboradores vão ter que se acostumar com mudanças em seus hábitos, seja no ambiente de trabalho ou no home office. Para discutir esses e outros temas relacionados ao mundo Pós-Covid-19, o SESI-SP convocou uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde para ministrar um webinar gratuito destinado a sanar as principais dúvidas das empresas. O evento online Desafios para o Futuro da Saúde e do Trabalho Pós-Covid-19 será realizado nos dias 23 e 30 de julho e 6 de agosto, sempre às quintas-feiras, das 10h às 11h20. 

Como não fosse suficiente a preocupação e os cuidados para se evitar o contágio da Covid-19, as empresas se viram em um cenário ainda mais desafiador nos últimos meses. O primeiro desafio foi propiciar um ambiente de home office produtivo, confortável e seguro. O segundo está relacionado a manter e promover a saúde física e mental desses profissionais, considerando os possíveis impactos que a pandemia e a quarentena possam ocasionar em sua qualidade de vida. Por último, mas não menos preocupante, está o desafio de transformar os postos de trabalho nas empresas em ambientes seguros, conseguir rastrear adequadamente novos casos da doença, testar esses funcionários e afastá-los rapidamente. Sem mencionar a criação ou readequação de novas culturas organizacionais que possam alterar os hábitos sociais dentro da empresa, tudo para a segurança de todos.

Para tratar de temas tão diversos, ao mesmo tempo que complementares, o webinar vai contar com profissionais do SESI-SP de diferentes áreas de atuação, de engenheiros do trabalho e ambiental e especialistas em gestão de negócios, até a equipe da área da saúde, composta por médico do trabalho, fisiatra, nutricionista, psicólogo, profissional de educação física e ergonomista. O evento contará ainda com relatos e cases específicos de empresas que estão enfrentando e vencendo esses desafios diariamente nesta pandemia. Para participar, basta se inscrever pela plataforma Sympla, acessando a página.

“O SESI-SP é uma instituição que zela por todas as indústrias do Estado de São Paulo e mantém permanentemente o propósito de promover ações que agreguem valores para essas organizações. Nesta pandemia não foi diferente. Desenvolvemos diversos conteúdos para que as indústrias tivessem um parâmetro para retomar às suas atividades da melhor maneira possível, e voltar a produzir para o seu crescimento. Estamos atuando junto às empresas,  assessorando-as dentro de nosso escopo de atuação, dando todo suporte para conscientizar os seus colaboradores da importância de algumas atitudes para diminuir o impacto dessa doença no trabalho e, nas suas casas, preservando àqueles que são mais importantes na vida de cada cidadão. Nesse contexto, o SESI-SP vem modernizando a prestação de serviços para a indústria, adaptando o atendimento para o modelo não presencial nas suas diversas áreas, cumprindo a missão de promover a educação para o desenvolvimento econômico e social e a elevação da competitividade da indústria, melhorando o padrão de vida dos beneficiários e seus dependentes” afirma Alexandre Pflug, superintendente do SESI-SP.

Confira os temas que serão abordados:

MÓDULO 1
Como cuidar da saúde dos colaboradores, da prevenção ao retorno laboral

23 de julho, das 10h às 11h20

 

 

 
- MODERADOR: Introdução ao tema com cenário atual e dados epidemiológicos
Dra. Nathália Caterina, Médica do Trabalho do SESI-SP


- BIOSEGURANÇA – Biossegurança na Indústria
Bruno Corrêa, Engenheiro do Trabalho do SESI-SP


- COVID 19 - NOÇÕES GERAIS - Cronologia da doença - Grupo de Risco;
- CONDUÇÃO DOS CASOS - Da suspeita ao retorno 
Dr. José Miranda, Médico do Trabalho do SESI-SP

- CASE EMPRESA 
Elisângela Matos - Ardagh Group

- ABERTURA PARA PERGUNTAS

 

 

MÓDULO 2
Como garantir segurança e eficiência no trabalho remoto

30 de julho, das 10h às 11h20

 

 


- MODERADOR: Raphael Araújo de Souza
Supervisor de Responsabilidade Social do SESI-SP

- INTRODUÇÃO - Cuidado Ativo em Home Office 
Cacilda A. Valerio Mazará, Psicóloga, com pós-graduação em Gestão de Negócios e Analista de Responsabilidade Social do SESI-SP

 

- AMBIENTE SEGURO E ERGONÔMICO - Empresa x Home Office;
- ASPECTOS LEGAIS DA ERGONOMIA
Gabriela Nunes, Ergonomista do SESI-SP

 

- DESPERDIÇADORES DO TEMPO - Identificando os desperdiçadores do tempo: Uma mudança de hábitos para ganhar em qualidade de vida e produtividade
Suelen de Paula, Engenheira Ambiental, Bióloga e Analista de Responsabilidade Social do SESI-SP

 

- ORGANIZAÇÃO E O TRABALHO EM HOME OFFICE - A organização pessoal como aliada da produtividade no trabalho em home office
Cacilda A. Valerio Mazará, Psicóloga, com pós-graduação em Gestão de Negócios e Analista de Responsabilidade Social do SESI-SP

ABERTURA PARA PERGUNTAS

 

MÓDULO 3
Como promover o bem-estar do corpo e da mente

6 de agosto, das 10h às 11h20

 

 


- MODERADOR: Danilo Rodrigues, Supervisor de Promoção da Saúde do SESI-SP

- SOCIOEMOCIONAIS - Aspectos físicos, emocionais e sociais associados à COVID-19. Quebra de preconceitos e paradigmas recentes sobre a doença.
Dra. Aline Mirisola, Médica Fisiatra do SESI-SP

 

- SENSIBILIZAÇÃO - Compreensão dos sintomas que ficam como parte da doença e que serão mitigados com o tempo, impactos cognitivos no retorno ao trabalho e sensibilização dos gestores na reinserção destes colaboradores.
Renata Macedo, Psicóloga do SESI-SP

 

- NUTRIÇÃO - Aspectos nutricionais preventivos e mitos e verdades nos cuidados com a alimentação.
Aline Pendeza, Nutricionista do SESI-SP

  
- ATIVIDADE FÍSICA - Importância dos cuidados físicos gerais e na recuperação pós-Covid-19 através dos novos modelos da retomada da prática de atividade física online e nas academias.
Jolivio Marques Queiroz e Marcelo Silveira, Especialistas em Vida Saudável do SESI-SP
- CASE EMPRESA
Dr. Ricardo Faria - DSM
- ABERTURA PARA PERGUNTAS

 

Leia também