O que está buscando?

SESI Heroes garante vaga para o Mundial de Robótica durante etapa Nacional do Festival SESI de Educação

O World Festival acontecerá em Houston, Texas; é a segunda vez consecutiva da equipe em solo internacional

 Por: Yasmim Dorti e Mayara Crivelari | Comunicação SESI Regional
05/03/202412:05- atualizado às 12:37 em 24/04/2024

No último sábado (2) foi realizada a final do Torneio SESI de Robótica, em Brasília. A etapa nacional, classificatória para o mundial de robótica da FIRST, nos Estados Unidos, garantiu a equipe do SESI Jundiaí Jardim Tarumã - SESI Heroes - a vaga para o World Festival que acontecerá em Houston, Texas. 

O evento é realizado anualmente pelo Departamento Nacional do SESI e este ano ocorreu no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF). O evento contou com mais de dois mil estudantes de 9 a 19 anos, de escolas da rede SESI e SENAI, escolas públicas e privadas de todo o país. 

Na modalidade FIRST LEGO League (FLL), estudantes de 9 a 15 anos precisam construir robôs de LEGO com um projeto inovador, que busque soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Os projetos devem ser compostos pelos conceitos de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Nesta categoria, o SESI Heroes ficou em 3º lugar, conquistando a vaga para o Mundial. 

Pelo segundo ano consecutivo, a equipe formada por alunos do SESI Jundiaí Jardim Tarumã marcará sua história em solo internacional. Em julho de 2023, a equipe conquistou o prêmio mundial de Excelência em Engenharia durante o Asia Pacific Open Championship na Austrália, a etapa Mundial da FLL. 

“É uma alegria imensa ter nossa equipe classificada para o Nacional mais uma vez, resultado de muito empenho, treino e dedicação”, conta Gisele Cinira, Diretora da Escola SESI Jundiaí Jardim Tarumã. 

Para a diretora do Centro de Atividades do SESI Jundiaí, Alexandra Salomão Miamoto, o sentimento que fica é a felicidade. “Não é um trabalho que se resume só neste ano. O SESI Heroes é uma equipe bastante experiente da nossa regional, estão entre as equipes que conquistam prêmios e troféus na FLL e nós sabemos que é mediante muito esforço, trabalho e dedicação, tanto dos estudantes quanto do técnico, bem como do SESI que dá todo o apoio para que estes resultados apareçam”, explica a diretora. 

Alexandra também parabeniza os estudantes pela sua garra e dedicação. “Os estudantes são excepcionais porque, além da robótica, eles têm os compromissos da escola, não podem deixar nada de lado e mostrar bons resultados. São pessoas brilhantes que estão trilhando um caminho na sociedade muito importante”, ressalta. 

Além disso, não foi apenas o SESI Heroes que participou da competição. Na modalidade FIRST Robotics Competition (FRC) os estudantes do ensino médio das escolas SESI e SENAI de Jundiaí, a equipe Megazord #7563, constroem e programam robôs de tamanho industrial para competir em um jogo de arena, por meio de alianças formadas com outros times. Entre os nove prêmios da competição, o SESI Megazord levou para casa prêmio Innovation in Control.  

IMPACTO REGIONAL 

A diretora ressalta o impacto dessa conquista na Regional de Jundiaí. “O impacto do mundial é ainda maior, mas enquanto eles estão nas competições regionais já existe um impacto na comunidade escolar. Inclusive, no SESI Jardim Tarumã a nossa gestão escolar já cuida com muito cuidado para que a robótica não se restrinja somente ao time, mas que o trabalho na FLL também reverbere para todos os 780 alunos que aquela escola tem”, explica. 

“Agora, indo para o mundial essa responsabilidade aumenta ainda mais, porque somos ‘Muito Mais que Robôs’, como diz o nosso slogan, pensamos também no impacto na sociedade, em como podemos contribuir para um mundo melhor. O quão importante é eles poderem levar a voz deles de Jundiaí para o mundo e quantas conquistas podemos alcançar e em como isso influencia tanta gente”, ressalta Miamoto. 

Leia também