A formação reuniu 330 docentes, além de diretores, coordenadores pedagógicos e demais funcionários das escolas SESI-SP
Por: Yasmim Dorti - Estagiária de Comunicação SESI Regional
18/01/202410:53- atualizado às 12:38 em 24/04/2024
Saber em Ação em Jundiaí reuniu 330 professores da Rede escolar SESI, durante a Formação para educadores do SESI-SP 2024
Nesta quarta-feira (17), a rede escolar SESI realizou a abertura da Formação para Educadores do SESI-SP, o Saber em Ação 2024. O evento reúne professores, diretores, coordenadores pedagógicos e demais funcionários das escolas, e promove debates e reflexões sobre tudo o que cerca o processo de aprendizagem dos estudantes. Na Regional de Jundiaí, o evento aconteceu na Escola SESI Luiz Latorre, com a participação de 8 unidades escolares da Instituição.
No evento foram reunidos 330 docentes das unidades de Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Bragança Paulista, Vinhedo, Itatiba e Valinhos, para o planejamento do que será realizado durante o ano letivo, além da prática de atividades didáticas para desenvolver e promover o diálogo de assuntos pertinentes à atualidade.
Abrindo as atividades e conectando os educadores da Rede SESI, o DiVerso em Prosa, dinâmica mediada pela psicológa Flavia Panassi, os professores foram divididos, às cegas, em grupos para discussão de temas diversos, entre eles Classe Social, Etnias, Diversidade e Inclusão. Neste momento de trocas, debateram sobre seus respectivos temas, auxiliando na compreensão da realidade dos alunos.
Grupo de professores durante o DiVerso em Prosa, dinâmica mediada pela Psicológa Flavia Panassi, abrindo o Saber em Ação 2024
Para a Coordenadora Pedagógica da escola SESI Jundiaí Jardim Tarumã, Mayara Cardoso, este evento é uma oportunidade de troca de experiências. “Eu vejo como um evento essencial para um ano produtivo”, comenta.
De acordo com Elisangela Domarco Leonel, Supervisora Escolar, o evento marca o início do ano letivo e um momento de compartilhamento, de trocas entre os docentes. “É um momento de compartilhamento de práticas e que tem finalidade de promover esse encontro entre os docentes para que voltem a trabalhar com mais energia e engajamento, sempre pensando na aprendizagem dos alunos”.
A Diretora do Centro de Atividades do SESI Jundiaí, Alexandra Salomão Miamoto, explica que o encontro é essencial. “Há anos fazemos esse momento inicial com as escolas, para prepararmos e planejarmos o ano. Para celebrar o retorno dos encontros presenciais dos docentes nas unidades, neste ano trouxemos algumas ações diferenciadas, como por exemplo intervenções artísticas e momentos de descontração com nossa equipe de qualidade de vida do SESI. Todos unidos por um único objetivo: o desenvolvimento e o processo de aprendizagem de nossos estudantes", explicou a Diretora.
ATIVIDADES
Para o Saber em Ação 2024, os professores tiveram a oportunidade de inscrever suas práticas educacionais, aplicadas no ano anterior, para apresentarem durante a Formação. Com apresentações em todas as áreas da aprendizagem e englobando diferentes pontos de vista educacionais, os docentes trouxeram exemplos práticos que funcionaram na formação de seus alunos em sala de aula, apresentando ótimos resultados.
Tornando a experiência ainda mais memorável, os professores puderam participar de diversas atividades interativas para alegrar o dia. Além das atividades didáticas, os docentes tiveram um almoço animado com a apresentação artística “Brincadeiras de Cordel”, com a Cia. do Liquidificador.
Cia do Liquidificador encantando os educadores do SESI-SP, durante apresentação "Brincadeiras de Cordel"
PROFESSORES
O evento foi aprovado tanto pelas equipes gestoras quanto pelos professores, que demonstraram satisfação com a formação. “Ele é importante porque promove a troca, a comunicação e as estratégias para o ano letivo, além do acolhimento, e isso é muito importante para nos preparar para receber os alunos”, contou Thalita Cavazzini, professora do SESI Valinhos.
Para Rina Razera, professora do SESI Bragança Paulista, o evento é convidativo e criativo, porque os professores podem se comunicar e conhecer novas experiências. “Achei o evento muito eficiente e participativo, onde as pessoas podem se reunir e trocar experiências. Está sendo muito produtivo”, explicou a professora.