O que está buscando?

INAUGURAÇÃO, DENOMINAÇÕES E CONVÊNIOS: SKAF VISITA AMPARO, CAMPO LIMPO PAULISTA E JUNDIAÍ

O presidente da Fiesp, do Sesi-SP e do Senai-SP frisou a importância dos investimentos feitos pela indústria na educação dos jovens e na formação profissional

 Por: Alex de Souza e Mônica Silva, Agência Indusnet Fiesp
29/11/202109:16- atualizado às 13:31 em 30/03/2023

O município de Amparo foi o primeiro a receber o presidente da Fiesp e do Sesi-SP na agenda de sexta-feira (26/11) pelo interior de São Paulo, na qual Paulo Skaf inaugurou uma escola, assinou convênios do Programa Atleta do Futuro e denominou patronos para os centros de ensino.

O fundador da Ypê, empresa do segmento de higiene e limpeza, foi o escolhido para ser patrono do centro educacional do Sesi-SP em Amparo. A recém-denominada Escola Sesi “Waldyr Beira” atenderá cerca de 450 alunos em 2022 e já recebeu R$ 32 milhões de investimento para melhoria dos espaços pedagógicos e aquisição de equipamentos modernos, tudo para garantir mais qualidade de ensino.

“Uma escola como essa terá milhares de alunos e é importante ter alguém, como referência, que foi bom filho, bom pai, bom marido, bom cidadão, empresário, e que inspire, pois durante a sua vida construiu coisas boas”, disse o presidente Paulo Skaf, ao lembrar que “hoje se faz uma uma justa homenagem à família Beira” que doou o terreno.

Waldir Beira Júnior, filho do patrono, lembrou que há pessoas que trabalham diariamente para oferecer educação. Ao referir-se ao pai, disse que: “Sua visão era deixar um mundo melhor, e efetivamente ele fez isso, pois acreditava na força do trabalho e também foi grande promotor da educação”, pois fundou uma instituição, o Serviço Espírita de Proteção à Infância (Sepi), que abriga cerca de 600 crianças, que têm aulas e recebem formação profissionalizante.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1638187958

Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

 

O prédio curvo do Sesi-SP, de Amparo, tem salas de aulas, laboratórios de Ciências e Tecnologia, Ciências Físicas e de Química e Biologia, além de um laboratório de mídia e tecnologia. A estrutura ainda conta com cozinha, refeitório e uma grande área com um campo de futebol society para aulas abertas.

Paulo Skaf também assinou o convênio Atleta do Futuro (PAF) com o município de Amparo (200 vagas), em uma parceria que prevê a prática de modalidades esportivas – futsal e futebol – de forma gratuita para crianças de 6 a 17 anos de toda a comunidade.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1638187958

Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

 

Campo Limpo Paulista

Na sequência, Skaf inaugurou mais uma entre as mais de 100 novas escolas construídas ao longo de seus 17 anos à frente das entidades que representam a indústria paulista. Com investimento de R$ 35 milhões, a nova Escola Sesi de Campo Limpo Paulista tem 19 salas de aula, laboratórios de Ciência e Tecnologia, Ciências Físicas e de Química e Biologia, além dos novos ambientes: Espaço Maker e Laboratório de Mídias e Tecnologia. A estrutura ainda conta com sala de artes cênicas e espaço multidisciplinar, além de quadra poliesportiva, cozinha e refeitório. A unidade atende 616 alunos, sendo 480 no Ensino Fundamental e 136 no Ensino Médio.

Com apresentação de dança, Skaf foi recebido afetuosamente pelos alunos da nova escola do Sesi-SP, oficialmente inaugurada pelo presidente da Fiesp e do Sesi-SP. Ele agradeceu a recepção e afirmou que, no fim de 2021, a soma chegará a mais de 1 milhão de m2 de escolas construídas.

“Não existe nada no mundo comparável às nossas escolas do Sesi-SP e do Senai-SP, que têm todos os recursos disponíveis para as práticas esportivas, cultura e educação de qualidade, além de uma bela infraestrutura. E o Sesi-SP conta agora também com o Ensino Infantil, adotado em algumas escolas, que deverá ser implementado em toda a rede, resultado do investimento que a indústria faz nos jovens. Só tenho a agradecer a todos que fazem o dia a dia do Sesi-SP e do Senai-SP, pois sem o apoio de todos nada seria possível. Não é apenas pela vontade do presidente que as coisas se realizam e eu me orgulho muito de cada um dos alunos e desejo sucesso a todos. O Sesi-SP irá ajudá-los a alcançar os seus objetivos por meio da educação”, disse Paulo Skaf aos presentes.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1638187958

Foto: Everton Amaro/Fiesp

Denominações em Jundiaí

Na cidade conhecida como terra da uva e do morango, Skaf nomeou o empresário Humberto Cereser como patrono da unidade do Sesi-SP localizada no bairro São Camilo. Nascido em Jundiaí, atualmente o homenageado é diretor industrial da CRS Brands.

Os alunos receberam o presidente e agradeceram pelo apoio na programa de robótica que levou os alunos de Jundiaí a disputar vários campeonatos internacionais e conquistar vários títulos. A Equipe Heroes obteve o 1º lugar no Open da Grécia. Seus integrantes foram campeões mundiais e receberam o troféu das mãos do presidente Paulo Skaf. No torneio da Grécia, eles competiram contra mais de 200 times de 57 países, de maneira remota, e se apresentando em inglês.

“Parabéns às equipes de robótica, me orgulho muito de todas as escolas da rede Sesi em todo o estado. O melhor investimento para se fazer é nas pessoas com educação de qualidade, com a prática de esporte, cultura e lazer, com alimentação adequada. Educação se faz por meio do exemplo e fico muito feliz. Não tem preço e é muito gratificante”, disse Skaf, durante a entrega do troféu.

 

Imagem relacionada a matéria - Id: 1638187958

Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

 

“Esta é uma escola nova, que traz melhorias à região, sem dúvida, mas estamos aqui para homenagear um brasileiro, uma referência a ser seguida, homem sério, empresário, bom marido, bom pai, bom filho, amigo, uma pessoa simples, que trata bem a todos e realizou muito em sua vida”, disse Skaf referindo-se a Humberto Cereser, nomeado patrono da escola.

“Estou emocionado e muito grato, pois é muito bom receber essa homenagem. Sempre ouvimos Paulo Skaf dizer que precisaríamos trazer os jovens para perto de nós e ele tinha a meta de ter 100 mil jovens estudando nas escolas do Sesi-SP e ele conseguiu não só ultrapassar essa faixa, mas construiu mais de 1 milhão de metros quadrados de novas escolas de primeiro mundo, mas eu não vi nada semelhante no primeiro mundo com tudo o que as escolas Sesi e Senai têm”, afirmou Cereser.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1638187958

Foto: Everton Amaro/Fiesp

Paulo Skaf também assinou convênio de formação esportiva do Programa Sesi Atleta do Futuro com o municípios da região. A parceria atenderá 270 crianças e jovens de 6 a 17 de Morungaba nas modalidades futsal, vôlei e handebol. Serra Negra atenderá 326 alunos nas modalidqades xadrez e Badminton. 

Reconhecimento 

Popularmente conhecido como “Sesão”, o Centro de Atividades Élcio Guerrazzi conta com área de lazer e esportes e também uma unidade educacional, que agora passa a ser conhecida como Escola Sesi Vandermir Francesconi Júnior. O patrono é diretor-secretário da Fiesp/Ciesp e foi escolhido para a homenagem prestada por Skaf.

Paulo Skaf agradeceu as apresentações feitas pelos alunos e enalteceu a disciplina. “Fico feliz de voltar aqui. “Temos três novas escolas em Jundiaí e em todo o estado de São Paulo fizemos centenas de outras. Durante a pandemia cuidamos dos nossos alunos: o Sesi forneceu computadores para aqueles que não tinham em casa para que pudessem ter aulas on-line. A indústria cuidou da sociedade por meio do Senai, pois recuperamos respiradores, produzimos álcool em gel e máscaras e também entregamos cilindros de oxigênio para hospitais. A indústria esteve presente de forma silenciosa, fazendo um excelente trabalho para salvar milhares de vidas”, disse o presidente, que homenageou a equipe da cozinha. Para auxiliar os mais necessitados, as 110 cozinhas industriais das escolas produziram 230.000 refeições por dia nos momentos mais agudos da pandemia.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1638187958

Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

 

“O maior patrimônio de uma pessoa é o conhecimento. A educação se dá de várias formas, na sala de aula, por meio do esporte e da cultura. Fico muito feliz que a indústria preste esta homenagem a você, pela pessoa que é, fiel e dedicado, um exemplo de bom homem e cidadão”, disse Skaf ao patrono Francesconi, que concordou que “o melhor investimento que se pode fazer é nas crianças e no futuro do país”, e o homenageado lembrou dos alunos campeões mundiais na robótica, por exemplo, ao citar o legado positivo de Skaf.

“Educação é algo que ninguém tira, leva-se para o resto da vida e estamos dando oportunidade para que essas crianças tenham educação de qualidade possam fazer um curso técnico, de modo articulado com o Senai-SP, e sair empregada. Fico muito honrado com essa homenagem e a minha responsabilidade aumenta ainda mais, em uma cidade como Jundiaí, algo que jamais imaginei”, disse Francesconi.

A Escola Sesi Vandermir Francesconi Júnior atende 1.465 alunos no total, sendo 896 no Ensino Fundamental e 569 no Ensino Médio. Os modernos ambientes pedagógicos foram projetados para oferecer educação de qualidade a todos os alunos, em 36 salas de aulas, dois laboratórios de Informática, laboratórios de Ciência e Tecnologia, um laboratório de Química e Biologia, laboratório de Física, duas salas de Música, duas salas de Artes Cênicas, duas salas multidisciplinares, além de biblioteca escolar com acervo atualizado. A unidade oferece Ensino Fundamental a partir do 6º ano até o Ensino Médio.

Skaf também assinou convênios de formação esportiva do Programa Sesi Atleta do Futuro com municípios da região. A parceria atenderá 415 crianças e jovens nas modalidades futsal, handebol e basquete em Louveira. E 90 alunos, na modalidade futebol, em Itupeva.

Leia também