O que está buscando?

FAB LAB ESCOLA SESI-SP JUNDIAÍ

O Fab Lab Escola Sesi-SP pode ser frequentado por qualquer pessoa interessada em conhecer sobre fabricação digital e ter contato com uma tecnologia inovadora. Nossos cursos e oficinas atende os mais diversos públicos.

 Por: Fab Lab Escola SESI-SP
07/01/201914:18- atualizado às 17:49 em 08/01/2019

Com o incentivo à inovação, criatividade e estímulo às ideias materializada através da fabricação digital e interação com a rede mundial Fab Lab, a unidade de Jundiaí oferece cursos incríveis.

O que é um FAB LAB?

O Fab Lab é uma plataforma de prototipagem para inovação e invenção, fornecendo um estímulo ao empreendedorismo local. É também uma plataforma para aprendizagem e inovação: um lugar para brincar, criar, aprender e inventar. A rede foi criada nos Estados Unidos pelo professor Neil Gershenfeld, diretor do Centro de Bits e Átomos do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Ser um Fab Lab significa estar conectado a uma comunidade global de estudantes, educadores, técnicos, pesquisadores, "makers" e inovadores; uma rede de compartilhamento de conhecimento que abrange 30 países e 24 fusos horários.

O Fab Lab Escola Sesi-sp Jundiaí pertence a essa rede e tem como objetivo conectar as práticas e princípios globais, adaptando-os à realidade brasileira e colaborando com nossa rede e outros Fab Labs em todo o mundo. Você pode encontrar aqui um ambiente rico em conhecimento, experimentação e conectado com os princípios de uma educação para o século XXI.

Quem pode participar?

 O Fab Lab Escola Sesi-SP pode ser frequentado por qualquer pessoa interessada em conhecer sobre fabricação digital e ter contato com uma tecnologia inovadora.

Nossos cursos e oficinas atende os mais diversos públicos.

Nossos equipamentos: 

  • Impressora 3D

A Impressão 3D também conhecida como prototipagem rápida, é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material.

Para que haja a impressão de algum objeto em 3 dimensões é necessário antes de tudo realizar a modelagem. Os modelos para impressões 3D podem ser criados através de um software de modelagem em 3D ou através de uma digitalização em 3 dimensões. Um software de modelagem tridimensional é utilizado para desenhar o que será impresso. Como alternativa, se pode baixar um modelo já pronto. O computador envia as instruções para a impressora, que aquece a matéria-prima, e começa a desenvolver o modelo em uma pilha muito fina de camadas.

  • Cortadora a laser

A cortadora laser é uma máquina que executa cortes e gravações em acrílico, cartolina, papel panamá, EVA, MDF, poliestireno e muitos outros materiais não metálicos. O laser é produzido por um tubo de CO2, que submetido a tensão elétrica, gera um feixe de alta temperatura capaz de realizar trabalhos por queima de material.

  • Plotter de recorte

A plotter é um equipamento capaz de realizar cortes e marcações em folhas de materiais extremamente finas, como acetato, PVC, vinil adesivo e etc. Criação de adesivos para informações, comunicação visual e artes de sublimação de camisetas é realizado pela nossa plotter de recorte.

  • Prensa Térmica

Através do calor e da pressão é possível transferir estampas nos mais diversos tecidos.

Para usar é preciso antes criar seu desenho utilizando a plotter de recorte com o vinil específico. Após recortar é preciso posicionar o transfer sobre o tecido e utilizar a prensa por algun

s segundos. É possível usar da criatividade usando mais de uma

cor, combinando diferentes transfers.

  • Fresadora de Precisão

Fresadora de precisão é uma máquina de movimento continuo da ferramenta, destinada a usinagem de materiais. Remove-se cavacos por meio de uma ferramenta de corte chamada fresa.

A operação de fresagem consta da combinação de movimentos simultâneos da ferramenta que consegue realizar trabalhos em menores dimensões, como elaboração de circuitos PCB.

  • Eletrônica

Uma bancada repleta de instrumentos, equipamentos e componentes para prototipação em eletrônica e microeletrônica. Acender um Led ou automatizar uma casa inteira

com microcontroladores você pode fazer quase tudo que imaginar. Controlando dispositivos e componentes eletrônicos através de Arduíno.

 

FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO

 

  • Visitação
    Segunda-feira, das 13h às17h

 

  •  Ofertas de oficinas | Cursos | Workshops | Locação Máquina ou Espaço
    Terças e Quintas-feiras das 8h às 17h

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fique ligado em nossas Redes Sociais: 

 

Leia também