O que está buscando?

Equipe de Robótica do SESI Jundiaí vence nacional em Brasília e disputará mundial nos Estados Unidos

As equipes SESI SENAI Megazord, grande ganhadora da categoria FRC e SESI CLP foram classificadas para disputar os mundiais nos Estados Unidos

 Por: Mayara Crivelari - SESI Jundiaí
21/03/202309:44- atualizado às 14:58 em 11/04/2023

Equipe SESI SENAI Megazord foi a grande ganhadora do torneio FIRST Robotics Competition durante o 5º Festival SESI de Robótica

Foram quatro dias intensos de competição no 5º Festival SESI de Robótica, que aconteceu em Brasília, no Estádio Mané Garrincha de 15 a 18 de março. O evento anual reúne estudantes de 09 a 16 anos, de escolas de todo o Brasil, durante uma semana, participando de 4 torneios educacionais, imersos em novas experiências e desenvolvendo cada vez mais diferentes habilidades. 

Com quatro times participando da competição, o SESI Jundiaí garantiu não só prêmios e classificações internacionais, mas seus alunos voltam para casa com a bagagem cheia de novas experiências, conquistas e amizades. A temporada 2023 focou no desenvolvimento de projetos ligados à geração e armazenamento de energia sustentável.  

As equipes do SESÃO e SESI São Camilo, SESI Avengers e SESI Heroes participaram do torneio FIRST Lego League (FLL)

As equipes SESI Avengers e SESI Heroes de Jundiaí, junto à de Campo Limpo Paulista, SESI CLP, participaram na categoria FIRST Lego League (FLL). Nela, os estudantes foram desafiados a buscar soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Eles aplicaram conceitos de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) na criação de projetos de inovação. Batizada de SUPER POWERED, a competição desafiou-os a explorar de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada.    

O SESI Jundiaí subiu ao pódio da FLL com as equipes SESI CLP, segundo time do SESI-SP formado apenas por meninas, e SESI Heroes. No Desafio do Robô, as estudantes de Campo Limpo Paulista ficaram com o 3º lugar, garantiram o 2º lugar no Core Values e a classificação para representar nosso país no Mundial da FIRST Lego League, na Califórnia em maio deste ano. Já a equipe do SESI Jundiaí São Camilo, SESI Heroes, ficou com o 3º lugar no Design de Robô e junto ao SESI Birigui foi campeão do Desafio da Aliança. 

A equipe SESI Heroes e SESI CLP foram destaque no torneio FLL

A categoria FIRST Lego League também contou com a participação da equipe SESI Avengers, da Escola do CAT Jundiaí, ficando em 6º lugar no Desafio da Aliança, firmando parceria com outros times, desenvolvendo muito networking, troca de experiências e novas vivências.  

A equipe SESI SENAI Megazord #7563 duelou no torneio FIRST Robotics Competititon (FRC), voltada para alunos do ensino médio. No torneio foram desafiados a projetar, construir e programar robôs de tamanho industrial (de até 54 kg e 1,5 metro de altura) para competir em um jogo de arena, por meio de alianças formadas com outros times. A equipe, formada por estudantes do SESI São Camilo e CAT Jundiaí, venceu a competição na categoria Impact Inspiration, o prêmio de maior prestígio da FIRST, que homenageia a equipe que melhor representa um exemplo para outras equipes e melhor incorpora a missão da FIRST. 

A partir deste ano o SESI passou a ser o operador oficial da FIRST Robotics Competition (FRC) no Brasil. No torneio da FRC, os robôs são construídos a partir de um kit de peças que, em sua maioria, são doados por indústrias de diversos segmentos. O tema da temporada foi “Charged Up”. Nela, os estudantes foram desafiados a usar o poder da engenharia para garantir acesso à energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos. 

Ainda dentro da FRC, a equipe Megazord #7563 foi Campeã da Aliança com as equipes Under Control, do Colégio Marista Pio XII (RS), e Agrobot, do SENAI Rondonópolis (MT), garantindo assim sua vaga no festival mundial em Houston nos Estados Unidos. 

O Festival SESI de Robótica é realizado anualmente pelo Departamento Nacional do Sesi e, em sua quinta edição, contou com mais de 1500 estudantes de 9 a 18 anos, das 27 unidades da Federação. O Sesi-SP bateu recorde no Festival levando 16 prêmios para casa. 


Reconhecimento FIESP|SESI|SENAI 

As equipes SESI SENAI Megazord e Mega Harpy, do SESI Indaiatuba estiveram na sede da FIESP em um encontro com o Presidente da FIESP l SESI l Senai, Josué Gomes

No dia 22 de março, nossa equipe de Robótica, SESI SENAI Megazord foi recebida pelo Presidente da FIESP|SESI|SENAI, Josue Gomes, o Superintendente do SESI SP, Alexandre Pflug e todo o Conselho do SESI, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Apresentando o trabalho que realizaram durante o 5º Festival SESI de Robótica, a equipe do SESI Jundiaí, grande ganhadora do torneio FRC e classificada para o mundial em Houston no próximo mês, passou a manhã ao lado da equipe, também classificada, do SESI SENAI Indaiatuba, Mega Harpy.

Leia também