No evento, estavam presentes representantes do Sistema S, ex-alunos e ex-diretores do SENAI Jundiaí
Por: Yasmim Dorti e Mayara Crivelari | Comunicação SESI Regional
07/05/202413:42- atualizado às 11:32 em 27/05/2024
Na última quinta-feira (02), a Camerata de Cordas do Núcleo de Música do SESI Jundiaí homenageou os 80 anos do SENAI com um concerto especial. No evento, estavam presentes representantes do Sistema S, ex-alunos e ex-diretores do SENAI Jundiaí, a equipe de robótica Megazord #7563, além de autoridades públicas, parceiras da instituição.
A escola SENAI “Conde Alexandre Siciliano” foi fundada em 1º de maio de 1944 pelo engenheiro Dr. Roberto Mange, e desde então tem sido uma peça fundamental na formação profissional da comunidade local. Hoje situada na rua Engenheiro Roberto Mange, o SENAI Jundiaí continua a adaptar-se e expandir-se, atendendo as demandas das indústrias locais e as ofertas de acordo com cada demanda regional.
CAMERATA
As Cameratas do SESI-SP foram criadas em 2022, inseridas na proposta pedagógica e de fomentação à arte musical, permitindo aos alunos, através do pagamento de uma bolsa auxílio, maior dedicação ao seu aperfeiçoamento, desenvolvendo ainda mais seu potencial artístico e estético.
A Camerata do Núcleo de Música do SESI Jundiaí, formada por primeiros e segundos violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, iniciou a apresentação com o Hino Nacional Brasileiro e trazendo ao repertório peças como "Libertango" de Astor Piazzolla, "Palladio" de Karl Jenkins e Gaúcho “O Corta Jaca de CÁ E LÁ” de Chiquinha Gonzaga.
O Instrutor Técnico de Música do SESI Jundiaí, Daniel Lemos Frauzino, explica sobre a escolha do repertório para o evento, além de compartilhar o seu sentimento ao se apresentar na comemoração. “O Hino Nacional Brasileiro foi um pedido para abertura de solenidade. As demais peças trazem características diferentes uma da outra por gênero musical e região, trazendo uma sonoridade leve e contagiante. Foi uma honra poder homenagear um momento tão memorável e com todo esforço dos músicos que se dedicaram muito para estar lá”, relatou o músico.
Além disso, Frauzino explica os impactos da música na educação e na formação profissional dos jovens. “Os alunos levam toda a aprendizagem, dedicação, concentração, interpretação, constância, dentre inúmeros benefícios não só para a criação de uma carreira musical, mas para todas as áreas da vida. Os alunos me contam sobre o quanto eles melhoraram na aplicação dos estudos na escola, na faculdade, no trabalho, ou até mesmo nos relacionamentos entre familiares e nas amizades”, explicou o instrutor.
PARCERIA
A diretora do Centro de Atividades do SESI Jundiaí, Alexadra Salomão Miamoto, explica que a parceria entre SESI e SENAI é fundamental para fortalecer a educação integral e promover a cultura como eixo central do aprendizado. “O SESI e SENAI são irmãos corporativos criados em favor da indústria brasileira. Aqui em Jundiaí há uma parceria de longa data e nossas ações são complementares. A apresentação da Camerata na comemoração dos 80 anos do SENAI configura a excelência desta parceria, além da equipe de robótica Megazord #7563, que mostra excelentes resultados, frutos desta parceria”, explica.
O SESI-SP desenvolve a cultura há mais de 60 anos, desde a fundação do Teatro do Sesi São Paulo, e hoje faz parte do planejamento estratégico do ensino em toda rede. Para a diretora do SESI, é essencial o desenvolvimento de todas as linguagens artísticas dentro da educação. “A nossa proposta de ensino pressupõe que os estudantes tenham uma formação integral, não só dos conceitos do ensino básico, mas também competências que ajudam no desenvolvimento em sociedade”. O ensino do SESI-SP é baseado em três pilares: Cultura, Qualidade de Vida e Esporte e juntos formam este guarda-chuva chamado Educação.
O diretor do SENAI Jundiaí, Heverton Luis Marino, explica sobre a escolha da Camerata para a grande comemoração. “Eu tinha presenciado uma apresentação da Camerata no CIESP Jundiaí e vi o quanto ela envolveu os participantes. Inspirado nisso, decidi escolher essa opção para o evento, algo que envolvesse os convidados e também reforçasse a nossa colaboração com a Alexandra e com o SESI”, revelou Marino.
Além disso, o diretor compartilhou seus sentimentos em relação a evolução do SENAI. “Eu vejo com muita satisfação o que a empresa construiu ao longo desses 80 anos. Ver que isso muda a vida dos estudantes, que as pessoas podem melhorar as condições de vida e conseguem ingressar às indústrias, isso nos dá muito orgulho e motivação para trabalhar com um sorriso no rosto e fazer o nosso melhor”, contou o diretor.
SOBRE OS NÚCLEOS DE MÚSICA
Os Núcleos de Música do SESI-SP oferecem cursos gratuitos de iniciação em instrumentos de cordas friccionadas (Violino, Viola de Arco, Violoncelo e Contrabaixo Acústico)
O objetivo é promover com excelência o acesso à música, de forma interativa e lúdica, tendo em vista o desenvolvimento pessoal, a sensibilidade estética e artística do aluno. São cursos livres, de caráter não profissionalizante, oferecidos ao público com idade a partir de sete anos.
A iniciativa do SESI-SP contribui para o desenvolvimento da capacidade crítica do aluno e na formação de um cidadão mais ativo em seu contexto social. As aulas acontecem nas unidades do SESI-SP: Araras, Bauru, Diadema, Indaiatuba, Jacareí, Jundiaí, Mogi Guaçu, Piracicaba, Rio Claro, São Caetano do Sul e São Carlos.