O que está buscando?

20ª Mostra Internacional do Cinema Negro exibe histórias de resistência e representatividade no SESI Jundiaí

Em 2025, a Mostra tem nova temporada no Centro Cultural Fiesp e circula pelas unidades do SESI-SP pelo estado

 Por: Comunicação SESI Regional
13/05/202514:44- atualizado às 09:00 em 01/08/2025

 De 27 de maio a 24 de junho de 2025, o SESI Jundiaí recebe a 20ª Mostra Internacional do Cinema Negro (MICINE) – Circulação 2025, um dos principais eventos dedicados à produção cinematográfica afrodiaspórica e das minorias.

Nesta edição, o SESI-SP e a 20ª Mostra Internacional de Cinema Negro reforçam seu compromisso com a diversidade e a representatividade, oferecendo ao público uma janela para histórias que desafiam narrativas hegemônicas e celebram a resistência cultural. Entre os filmes exibidos estão:

  • "Simonal" (2019) – dirigido por Leonardo Domingues. Mergulha na trajetória do icônico cantor Wilson Simonal; explora sua ascensão meteórica, o carisma que conquistou o Brasil e a controversa queda relacionada à ditadura militar.
  • "Menino 23 – Infâncias perdidas no Brasil" (2016) – dirigido por Belisario Franca. Revela um capítulo chocante da história brasileira: a descoberta de crianças negras escravizadas em uma fazenda, com símbolos nazistas, no interior de São Paulo, nos anos 1930.

O SESI-SP atua de maneira abrangente na área da educação e considera a cultura um elemento fundamental nesse percurso. A parceria com a MICINE tem como objetivo fomentar novos públicos, incentivar a produção e difusão de obras nas mais variadas vertentes artísticas, além de democratizar e ampliar o acesso à cultura.

Além da 20ª da mostra no Centro Cultural Fiesp, alguns filmes serão exibidos nas seguintes unidades do SESI-SP: Araraquara, Araras, Campinas (Santos Dumont), Franca, Indaiatuba, Itapetininga, Jacareí, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Santana do Parnaíba, São Carlos, Centro Cultural Sorocaba, Centro Cultural Campinas, Centro Cultural Ribeirão Preto, Rio Claro, São José do Rio Preto, Centro Cultural São José dos Campos, ESC Atibaia, ESC Cosmópolis e ESC Santa Rita do Passa Quatro.

 

Programação

 

17 de junho | 19h

Negras reitorias 

Brasil, 2024, exibição digital, colorido 

L – Livre 

A trajetória de reitores afrodescendentes nas universidades públicas federais é narrada em debates e rodas de conversas. 

Documentário, 75min 

Direção: Celso Luiz Prudente 

Descritores de conteúdo:  Não há inadequações

 

Em seguida:

Megg – A margem que migra para o centro   

Brasil, 2018, exibição digital, colorido

L – Livre 

Megg Rayara derrubou barreiras para chegar onde chegou. Para ela, seu diploma é um marco importante de uma luta não só pessoal, mas, sim, coletiva. Pela primeira vez no Brasil, uma travesti negra conquista o título de doutora. É a margem que migra para o centro, levando toda sua história consigo. 

Documentário, 15min 

Direção: Larissa Nepomuceno 

Descritores de conteúdo: linguagem imprópria  

CLIQUE AQUI E RESERVE SEU INGRESSO

 

 

24 de junho | 19h

Doutor Gama 

Brasil, 2021, exibição digital, colorido

14 – Não recomendado para menores de 14 anos  

Baseado na vida do advogado e escritor abolicionista Luís Gama, uma das figuras mais importantes da história brasileira. Nascido livre, Luís Gama foi vendido aos 10 anos de idade como escravo para poder pagar as dívidas de seu pai. Mesmo com a vida de um homem escravizado, estudou e conseguiu se alfabetizar, conquistando sua própria liberdade. Tornou-se um dos advogados e pensadores mais respeitados de seu tempo e inspirou todo o país com seus ideais, textos e discursos. 

Drama biográfico, 80min 

Direção: Jeferson De 

Descritores de conteúdo: violência, temas sensíveis   

CLIQUE AQUI E RESERVE SEU INGRESSO

 

Serviço

Data: 27 de maio a 24 de junho de 2025

Locais: SESI Jundiaí

Classificação: livre até 14 anos

Ingressos: gratuitos

INGRESSOS NO MEU SESI

 

Unidades SESI-SP participantes: Araraquara, Araras, Campinas (Santos Dumont), Franca, Indaiatuba, Itapetininga, Jacareí, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Santana do Parnaíba, São Carlos, Centro Cultural Sorocaba, Centro Cultural Campinas, Centro Cultural Ribeirão Preto, Rio Claro, São José do Rio Preto, Centro Cultural São José dos Campos, ESC Atibaia, ESC Cosmópolis e ESC Santa Rita do Passa Quatro.

Leia também