O que está buscando?

Aluno do SESI Jundiaí conquista quatro prêmios em campeonato internacional de robótica

Rodrigo Anholon Novo integrou a equipe Team FIRST Brazil e se destacou na FIRST Global Challenge, competição realizada em Atenas, Grécia.

 Por: Yasmim Dorti | Comunicação SESI Regional
09/10/202410:15- atualizado às 10:15 em 09/10/2024

O aluno do SESI Jundiaí Rodrigo Anholon Novo, de 17 anos, integrou a equipe Team FIRST Brazil e conquistou quatro premiações no campeonato internacional FIRST Global Challenge (FGC). A competição ocorreu entre os dias 26 e 29 de setembro, em Atenas, na Grécia.

O evento reuniu mais de 190 países, com o objetivo de fomentar a ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) entre os jovens, além de promover a cooperação, trabalho em equipe e o desenvolvimento de suas habilidades para resolver os problemas do mundo que abrangem os 14 Grandes Desafios para a Engenharia.

Na competição, existem duas áreas principais: projetos sociais e mecânica. No campo social, o foco é levar ciência e tecnologia ao maior número de pessoas possível, com o intuito de impactar vidas e inspirar futuras gerações. Já na parte mecânica, o desafio é construir um robô inovador para resolver problemas reais propostos pela competição, com o uso de conceitos avançados de engenharia e programação.

Rodrigo demonstrou, com garra e determinação, a força da robótica dentro do SESI-SP, ao somar esforços com a equipe FIRST Team Brazil e conquistar, juntos, quatro prêmios: terceiro lugar no Rajaâ Cherkaoui El Moursli Award for Courageous Achievement, um dos mais prestigiados da competição; Social Media Challenge Award, que reconhece as melhores iniciativas de mídia da equipe; Storytelling Award, que premia o vídeo de apresentação da equipe; e o Outstanding Mentor Award, que destaca o trabalho do mentor do time.

Entre esses, o Rajaâ Cherkaoui El Moursli Award é considerado o mais importante, pois reconhece a equipe que, mesmo diante de adversidades, demonstra resiliência, proatividade e rápida adaptação, superando os desafios com excelência. Os demais prêmios são entregues às 50 melhores equipes. Para Rodrigo, a sensação de receber prêmios tão relevantes é indescritível. “Não há palavras que possam expressar a alegria e gratidão por conquistar um dos prêmios mais importantes da FGC, representando o esforço e dedicação da equipe brasileira”, relata.

Além disso, a experiência trouxe muitos aprendizados para ele, tanto dentro quanto fora da competição. “Tive a oportunidade inesquecível de explorar a histórica cidade de Atenas, conhecer seus pontos turísticos emblemáticos e mergulhar na cultura e história da Grécia Antiga, que são berços do conhecimento e inovação”, conta.

Anholon ainda ressalta sua gratidão pelo SESI-SP como peça fundamental para seu desenvolvimento. “Sou imensamente grato ao SESI por todas as oportunidades que me proporcionou. Minha trajetória, no entanto, vai além dessa conquista. Além da FGC, participo de outros projetos e equipes, sempre buscando promover educação, tecnologia e inovação. Esses projetos têm me moldado tanto como jovem cientista quanto como cidadão global”, comenta.

 

Leia também