O que está buscando?

Ação em parceria com o DAE Jundiaí reforça a conscientização na Semana Mundial da Água

A iniciativa contemplou os alunos dos 4ºs e 5ºs anos da Escola SESI Luiz Latorre, somando mais de 400 alunos

 Por: Yasmim Dorti e Mayara Crivelari | Comunicação SESI Regional
26/03/202410:46- atualizado às 12:37 em 24/04/2024

Nesta quinta-feira (21), a Escola SESI Luiz Latorre foi escolhida entre as escolas do município de Jundiaí para receber a Campanha de Conscientização da Semana da Água, em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorada no dia 22 de março. A iniciativa foi realizada pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Jundiaí e envolveu os 4ºs e 5ºs anos da rede de ensino SESI, somando mais de 400 alunos. 

Para comemorar esta data tão importante para o planeta, os alunos dos 4ºs e 5ºs anos receberam uma palestra do assessor para políticas e saneamento do DAE Jundiaí, Francisco Soares, com o objetivo de conscientizar e promover o consumo responsável dos recursos naturais. 

De acordo com Francisco, a ideia é fazer com que as crianças sejam um agente multiplicador dessa mensagem do consumo consciente. “Essas crianças vão incentivar os familiares e vizinhos a economizarem água e principalmente ter essa consciência e ter respeito com a natureza”, explica. 

Além disso, Soares aponta as principais consequências atuais causadas pela poluição. “Se as crianças não tiverem uma consciência do que está acontecendo, nós teremos sérios problemas no futuro. As estações estão bagunçadas, as geleiras do Polo Norte estão congelando, as mudanças climáticas são perceptíveis, por conta do aquecimento global. Nós vemos as notícias e achamos que isso é normal, mas não pode ser considerado normal”, aponta o assessor. 

O objetivo da ação é fazer com que as crianças sejam um agente multiplicador dessa mensagem do consumo conscienteO objetivo da ação é fazer com que as crianças sejam um agente multiplicador da mensagem do consumo consciente

GINCANA 

Após a palestra, os alunos foram apresentados a uma gincana estudantil. Os estudantes receberam um tabuleiro dinâmico com o objetivo de reforçar a conscientização do consumo de água. 

As crianças também receberam um manual com todas as orientações sobre o hidrômetro, para fazer a leitura diariamente e realizar a economia de água. Em junho, a equipe do DAE fará uma nova visita e, a turma que economizar mais, será contemplada com uma visita técnica pedagógica de todo o ciclo de tratamento de Água e Esgoto. 

“O jogo da trilha é apenas uma motivação. A carteirinha e o acompanhamento diário de consumo são o nosso ponto principal, porque vão envolver toda a família e eles vão poder analisar se conseguiram economizar todo mês”, explica Francisco. 

Além disso, a palestra contou com a presença de convidados ilustres, com as mascotes Kiko, o Saguí, Nina, a Garsa, e Fofucha, a Capivara, que agitaram a criançada.  

Em junho, a equipe do DAE fará uma nova visita para conferir os resultados

POR UM MUNDO MELHOR 

Essas ações reforçam a busca por um mundo melhor. Francisco Soares explica como a educação e o envolvimento das crianças podem fazer a diferença. “Eu acredito muito na educação como agente transformador. A informação é tudo. Se hoje temos 400 crianças e a maioria sair com essa consciência e passar essa mensagem para as pessoas ao seu redor, eu já estou satisfeito”, conta o assessor. 

A coordenadora pedagógica da Escola SESI Luiz Latorre, Alaina Alves, afirma que “o projeto do DAE tem proporcionado no dia a dia a conscientização do que a água proporciona para a sobrevivência da vida humana. Retomar isso com os alunos é muito importante, porque eles são multiplicadores de ações efetivas de preservação da natureza. Nosso intuito é que, na prática, os alunos sejam atuantes na sociedade e transformadores da realidade para o bem social”, explicou Alaina. 

A diretora do Centro de Atividades do SESI Jundiaí, Alexandra Salomão Miamoto, todas as iniciativas que existem dentro do SESI ou na nossa sociedade que sejam para a conscientização dos nossos estudantes para o uso responsável dos recursos naturais são sempre bem-vindas. “Essa campanha do DAE para o melhor consumo da água, um bem tão importante na nossa vida, é essencial para que aconteça dentro da nossa escola”, explica a diretora. 

“Essa ação vai impactar centenas de alunos, que vão replicar isso para milhares de pessoas no seu entorno, seus familiares, vizinhos e assim por diante. Ficamos felizes em contribuir para que o mundo seja um lugar melhor”, ressalta Alexandra. 

As mascotes Kiko, o Saguí, Nina, a Garsa, e Fofucha, a Capivara, agitaram a criançada

Leia também