O que está buscando?

Sesi-SP e Fiesp entregam Espaços Maker aos vencedores do Prêmio Programa Alfabetização Responsável 2023

A escola da cidade de Pinhalzinho recebeu um laboratório de fabricação digital equipado com tecnologia avançada para práticas pedagógicas

 Por: Comunicação SESI-SP
02/07/202409:13- atualizado às 11:38 em 27/08/2024

 A Gerente Regional do SESI Jundiaí, Alexandra Salomão Miamoto em entrega do Espaço Maker SESI-SP em Pinhalzinho (Foto: Victor Endelmann)

Na última sexta-feira (28), o Sesi-SP, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), inaugurou o Espaço Maker na escola EMEIF Luzia Toricelli de Lima, na cidade de Pinhalzinho, interior do Estado. O município paulista foi um dos vencedores da primeira edição do Programa Alfabetização Responsável (PAR) realizada em 2023.

A premiação reconheceu as cidades que se destacaram na alfabetização das crianças na idade certa, ou seja, até o segundo ano do Ensino Fundamental, durante o ano de 2022.

Na ocasião, os 645 municípios paulistas foram avaliados. Os critérios para a premiação incluíram o desempenho dos alunos das redes municipais, sem a necessidade de inscrição por parte das prefeituras. Foram considerados dados públicos e fatores como o nível socioeconômico das cidades, com a avaliação técnica realizada com o apoio de entidades como Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Bem Comum e Canal Futura.

Além de Pinhalzinho, mais sete municípios estão sendo premiados com Espaços Maker completos, fornecidos em regime de comodato e acompanhados pelo suporte de um instrutor do Sesi-SP. Esses laboratórios de fabricação digital são equipados com tecnologia avançada para práticas pedagógicas, permitindo que os estudantes desenvolvam projetos interdisciplinares, ampliem suas experiências de aprendizagem e cultivem a criatividade e o espírito colaborativo.

"É um privilégio termos um espaço como este aqui na nossa escola, para poder dar oportunidade aos alunos de vivenciarem esses momentos, juntamente com os professores. São merecedores", comenta a Diretora Escolar, Lenita Carvalho Franco Domingues, sobre sua escola ser uma das primeiras do Estado a ganhar um Espaço Maker SESI-SP.

O Espaço Maker instalado na EMEIF Luzia Toricelli de Lima atenderá cerca de 2 mil alunos da rede pública municipal de Pinhalzinho, garantindo um espaço para que as ideias saiam do papel e os alunos desenvolvam a criatividade e novas habilidades através da Cultura Maker, fortemente difundida pela Instituição.

 

Sobre o PAR

A premiação faz parte do Programa Alfabetização Responsável (PAR), uma iniciativa gratuita que visa apoiar os municípios paulistas na alfabetização na idade certa. A ação é parte do Sesi para Todos, conjunto de soluções educacionais da rede que, desde 2022, coloca à disposição das escolas públicas toda sua expertise em educação, a partir das necessidades dos municípios parceiros.

O programa oferece formação para professores e novos recursos pedagógicos para potencializar o desenvolvimento da leitura e escrita entre crianças da educação infantil (4 e 5 anos) e dos primeiros anos do Ensino Fundamental (1º e 2º anos).

Para mais informações sobre o Prêmio PAR e o Programa Alfabetização Responsável, as prefeituras interessadas podem visitar a página oficial do Sesi para Todos e entrar em contato com o Sesi-SP.

Leia também