O que está buscando?

Primeiro Fab Lab Municipal do país completa 5 anos

A parceria SESI-SP e Prefeitura Municipal de Jundiaí desenvolve a educação tecnológica no município através da Cultura Maker e conceitos STEAM

 Por: Mayara Crivelari | Assessoria de Imprensa Regional SESI-SP
17/11/202316:56- atualizado às 12:39 em 24/04/2024

Nesta quinta-feira (16), o Fab Lab Municipal de Jundiaí celebrou seus 5 anos com a assinatura do contrato de renovação da parceria entre o SESI-SP e Prefeitura Municipal de Jundiaí, durante evento realizado no Complexo Argos, que contou com a presença de autoridades municipais e representantes regionais da instituição, além de alunos e professores da Rede Pública.  

O primeiro Fab Lab Municipal do Brasil, localizado dentro do Hub de tecnologia da Prefeitura de Jundiaí, completa seu 5º ano integrando os mais de 1750 laboratórios, instalados em 100 países, e vinculados a instituições de ensino e pesquisa, além de empresas nacionais e internacionais.  

A parceria firmada entre SESI e Prefeitura de Jundiaí, desde 2018, já atendeu cerca de 6700 crianças, de 49 unidades escolares de Ensino Fundamental e mais de 3 mil pessoas da comunidade local. Com mais de 175 projetos realizados pelos alunos da Rede Pública e cerca de 2500 horas dedicadas ao atendimento ao público, o Fab Lab Jundiaí é referência nacional em educação e desenvolvimento tecnológico.  

“O Fab Lab é essa fábrica de ideias, um laboratório de construções e nós temos trabalhado muito para que os alunos da Rede Municipal encontrem soluções e resolvam problemas por meio das tecnologias que ali estão instaladas” comenta Vastí Ferreira Marques – Gestora de Educação da Prefeitura Municipal de Jundiaí, durante a cerimônia realizada no Complexo Argos, na manhã desta quinta-feira. 

Representantes municipais e da Rede SESI-SP com o Fabinho, protótipo criado a partir do logo do Fab Lab Jundiaí, criado por aluno da Rede Municipal, em 2018

O SESI-SP conta com 32 Fab Labs instalados em suas unidades escolares em todo o Estado, além de 99 Espaços Makers, um modelo reduzido e exclusivo para alunos da Rede SESI, que integra a grade curricular, com desenvolvimento de projetos que envolvam tecnologia, robótica, programação e incentivem a Cultura Maker entre os estudantes.  

“É isso que a Educação deve proporcionar, o Futuro, e o Fab Lab é o exemplo puro disto, nele a criança aprende a dar soluções, a investigar e criar alternativas para todos os problemas que temos, de forma lúdica” Vandermir Francesconi Júnior – Conselheiro Regional do SESI 

Além de atender a rede municipal de ensino, toda a estrutura do Fab Lab Jundiaí é aberta gratuitamente para a comunidade. Basta que o interessado apresente o projeto e seus objetivos para a equipe do laboratório, que irá indicar as agendas disponíveis, a estimativa de tempo necessário e a matéria-prima necessária, essa sim a ser custeada pelo proponente. 

O Fab Lab da parceria SESI e Prefeitura Municipal de Jundiaí funciona de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h30, e conta com a supervisão da equipe SESI e Prefeitura para manuseio das máquinas e equipamentos no desenvolvimento dos projetos.  

AMPLIAÇÃO DO PROJETO 

A partir de 2024, o SESI-SP ampliará o número de Fab Labs Municipais, com mais 8 unidades em todo o Estado, em parceria com Prefeituras do interior paulista que se destacaram no PAR – Programa de Alfabetização Responsável, uma iniciativa da Rede SESI para a alfabetização na idade certa, ou seja, até o segundo ano do Ensino Fundamental.  

Em cerimônia realizada no último dia 13, FIESP e SESI-SP entregaram o prêmio aos 8 Municípios vencedores do projeto, dentre 645 avaliados pelo PAR durante 2022, dentre eles Pinhalzinho, integrante da Regional SESI Jundiaí receberá, em 2024, um espaço maker completo, em regime de comodato, e suporte de um instrutor do?Sesi-SP.  

O FAB LAB  

O FabLab é um Laboratório de Fabricação Digital que promove amplo acesso aos meios modernos de invenções e inovações. Com suas características, torna-se recurso essencial para o desenvolvimento de ações de ensino em todas as etapas do aprendizado com ênfase na abordagem STEAM e Cultura Maker.? 

Atualmente o SESI-SP comporta 32 destes laboratórios, sendo a maior rede de Fab Labs da América Latina e possui a?chancela FAB?Foundation, ?criada ?e ?mantida ?pelo Massachusetts Institute ?of ?Technology ?(MIT), ?nos ?Estados ?Unidos.? 

Equipado com máquinas e recursos do mais alto nível para desenvolvimento e prototipação de projetos, visa ampliar as experiências de aprendizagem multidisciplinares onde o estudante é o protagonista no desenvolvimento do projeto.