O que está buscando?

Equipes SESI - Jundiaí e Campo Limpo Paulista defendem projeto em competição nacional de Robótica

Alunos conquistaram o 1º e 2° Lugar no Desafio do Robô na primeira etapa no Torneio nacional de Robótica First Lego League (FLL).

23/05/202215:27- atualizado às 13:30 em 30/03/2023

As duas equipes da Jurisdição de Jundiaí, estarão no Torneio de Robótica First Lego League (FLL) cuja o tema deste ano é Cargo Connect, entre os dias 27 e 29 maio na capital paulista para defender os seus projetos.

 EQUIPE HEROES – SESI Jundiaí – (Escola SESI CE 021- Jd tarumã, São Camilo).

 

EQUIPE CLP – SESI Campo Limpo Paulista – (Escola SESI CE 316).

Na First Lego League – FLL os participantes aplicam conceitos de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) na criação de projetos de inovação, além de construir e programar robôs para cumprir missões determinadas pelo campeonato. 

Na temporada 2021/2022 os participantes da FLL foram desafiados a pensar o futuro do transporte solucionando problemas inerentes ao carregamento de produtos, denominado Cargo Connect.

Pautados pela solução e inovação os alunos do 8º, 9º ano do fundamental e 2º do médio dos Sesi Jundiaí e Campo Limpo Paulista, desenvolveram um sistema para transportar os alimentos de forma segura e eficiente. Confira abaixo uma breve explicação dos projetos desenvolvidos:

SESI CLP – 1º Lugar no desafio do robô

Problema: Perda do Abacaxi durante todo o seu processo de transporte;

Solução: FIBAX - Uma embalagem biodegradável feita com bagaço de cana que garante a organização do transporte dos abacaxis. Além disso, a embalagem preserva seus valores e eles chegam em perfeito estado ao seu destino.


FIBAX - Para o transporte seguro de cargas de abacaxi, para que as frutas cheguem em 100% da quantidade até o destino da entrega.   

SESI HEROES – 2º Lugar no desafio do robô:

Problema: Má utilização dos espaços no meio de transporte;

Solução: CARGO BOX - Uma caixa adaptável ao tamanho dos produtos, com uma variação de altura, largura e comprimento, possuindo dez tipos de tamanho diferentes para melhor utilizar os espaços no transporte.

Na etapa regional, em março deste ano as Equipes SESI CLP e SESI Heroes conquistaram 1º e 2º lugar na categoria do robô, garantido vaga para a II etapa do nacional que acontece entre os dias 27 e 29 maio no Ibirapuera em São Paulo.

A Equipe SESI CLP é a atual campeã nacional e a equipe SESI Heroes é a atual campeã Mundial.

Prestigie os times do SESI-SP! Entrada Gratuita.

Visitação:

  • 27/5 (sexta) | das 14h às 18h (entrada permitida até 16h);
  • 28/5 (sábado) | das 9h às 18h (entrada permitida até 16h);
  • 29/5 (domingo) | das 9h às 16h30 (entrada permitida até 16h).

Sobre a First LEGO League - FLL

O Torneio de Robótica da First LEGO League - FLL é idealizada por uma empresa ligada ao Massachusetts Institute of Technology: MIT nos EUA, chamada First. Em parceria com a LEGO, anualmente lançam um tema para os alunos trabalharem em três frentes: Projeto de Inovação, Design e Desempenho de Robô e Trabalho em Equipe. 

Leia também