O que está buscando?

Conscientização e segurança no trânsito

Realizado na semana de 17 a 21 de fevereiro na empresa Energisa, unidade de Bragança Paulista a semana da conscientização sobre segurança no trânsito.

02/03/202014:08- atualizado às 14:31 em 02/03/2020

 

Realizado na semana de 17 a 21 de fevereiro na empresa Energisa, unidade de Bragança Paulista a semana da conscientização sobre segurança no trânsito. Em parceria com o SESI Jundiaí, a campanha de conscientização e segurança no trânsito mostrou a importância de adotar práticas seguras para que a vida das pessoas seja garantida.
A campanha lista várias atitudes necessárias para a segurança de todos no trânsito.


Pequenas atitudes que são simples e não causam quaisquer dúvidas quanto à sua realização. Uma delas, por exemplo, é a orientação para parar no sinal vermelho. Outras, com o mesmo grau de complexidade, são sinalizar antes de realizar qualquer manobra, não usar celular ao dirigir, dar a preferência para ambulâncias e outros veículos de emergência e, ainda, parar a cada 4 horas em casos de viagens longas.


Outras recomendações, como ligar o pisca alerta e usar o triângulo em caso de parada causada por problemas no veículo, deixar a distância de 5 metros das esquinas ao estacionar, manter distância segura de outros veículos, usar farol baixo em dias chuvosos ou de neblina, também são feitas. Por fim, mas não menos importante, outras sugestões essenciais são não consumir estimulantes ou energéticos se for dirigir e, a recomendação mais feita em todos os lugares, se for dirigir, não beber. Neste caso, é importante ficar, pelo menos, 8 horas sem assumir o volante.


Como podemos perceber, existem várias práticas para colaborar com um trânsito melhor. Muitas delas são atitudes básicas de segurança e apreço ao próximo. Basta ter consciência de que tomar medidas de precaução contribui para a manutenção da paz e da segurança em um espaço utilizado por todos os cidadãos que, como tais, devem exercer a cidadania em todas as atividades do seu dia a dia, em prol de uma vida com mais respeito e tranquilidade.
A conscientização sobre segurança no trânsito expressa a necessidade de todos fazerem sua parte no trânsito, sejam pedestres, ciclistas, motociclistas ou motoristas.


Para encerrar a semana, foram realizadas simulações realistas sobre o comportamento irresponsável do motorista ao volante. Foram criadas 3 estações sendo o circuito de embriaguez, os óculos de realidade virtual e os fones de ouvido (simulação com os olhos vendados com som de acidente).


O resultado da campanha foi imediato, conforme depoimentos após as simulações. Segundo eletricista Alan Pereira, mesmo as pessoas que não tem o hábito de ingerir bebidas alcoólicas, saberem como se portar e orientar as pessoas que conduzem os veículos após a ingestão de álcool. Para o eletricista Rodrigo Elias se mostrou totalmente favorável a lei seca, onde não há tolerância para motoristas que dirigem sobre o efeito do álcool. Já para o eletricista Dorani Matos Messias acredita que a vida pode ser curta para os jovens que costumam beber bebidas alcoólicas durante as baladas noturnas seguido da direção no volante.

Leia também